De 28 de agosto a 05 de setembro, o Centro Universitário IESB recebeu a Sexta Bienal de Tipografia Latino-Americana 2014, evento que reuniu alguns dos melhores projetos de fontes tipográficas digitais desenvolvidos, nos últimos anos, por designers gráficos da América Latina.

(ver também: Primeiro Prêmio Cobogó IESB)

Os Usos da Tipografia

Em alguns casos, a tipografia é feita para aparecer e dar identidade a uma peça gráfica. Em outros é utilizada para tornar o texto mais confortável para leitura.

“A tipografia é uma atividade altamente técnica, que envolve um trabalho metódico e detalhista e inclui sensibilidade estética e conhecimentos em engenharia de software, já que as fontes precisam ser instaladas e visualizadas tabletes, computadores e smartphones. Quanto mais a tecnologia (seja mobile ou não) avança, mais forte a presença da tipografia e sua importância.”, explicou Bruno Porto, um dos organizadores do evento e coordenador do curso de Design Gráfico do IESB.

Tipógrafos e Designers Renomados

A abertura contará com a presença do renomado tipógrafo Gustavo Soares (jurado brasileiro desta edição da Bienal Tipos Latinos e consultor para a criação da tipografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016) e de designers que tiveram projetos selecionados para a mostra, como o capixaba Ricardo Esteves e o brasiliense Rafael Dietzsch, professor de Tipografia do CST em Design Gráfico do IESB.

Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília

Um Mercado Especializado

Esse é o maior evento internacional do segmento de Design Gráfico na América Latina, tendo percorrido mais de 40 cidades em 30 países. Em Brasília, foram apresentados 78 projetos.

Nesta edição o Brasil foi o segundo país com projetos selecionados: ao todo são 15, de autoria de designers brasileiros atuantes no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Amapá, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul. “O design de tipografia é um mercado altamente especializado.

O Brasil está amadurecendo nessa área, prova disso é que além da expansão geográfica e quantitativa, fomos ainda o país com mais projetos selecionados na categoria Texto, considerado o núcleo duro da mostra”, explica Gustavo Soares.

Design Brasileiro em Evidência

Apenas no Brasil, a mostra foi vista por 65.000 pessoas em 2012. Em 2014, foi montada simultaneamente em 14 países da América Latina, com previsão de outros quatro na Europa e Ásia.

A Bienal foi realizada no auditório D, Campus Sul IESB, na Av. L2 613/14, e pôde ser visitada das 9h às 21h.  O evento foi gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO:
Sexta Bienal de Tipografia Latino-Americana 2014
De 28 de Agosto a 05 de Setembro,
Campus IESB, Auditório D, na Av. L2 613/14 Asa Sul
Entrada gratuita