Os infoprodutos podem ser considerados bens de consumo que são comercializados digitalmente e que demandam, principalmente, tempo e dedicação do produtor para promover bons resultados.

Com isso, além de poder ser uma fonte confiável de renda passiva, também podem ajudar na divulgação da sua empresa. Para que os infoprodutos funcionem de maneira correta, você precisa disponibilizar informações valiosas online e promovê-las. Contudo, tais materiais também podem se encaixar como uma estratégia de marketing digital para atrair leads, os potenciais clientes, para encantá-los de modo a consumirem outros produtos/serviços.

O primeiro contato com infoprodutos

A produção de ferramentas inteligentes e guias que podem ajudar as pessoas a resolver determinados problemas na vida real, de alguma forma, podem ser identificados como infoprodutos. 

Enquanto alguns infoprodutos podem ser disponibilizados de forma gratuita, outros possuem um custo variável, e muitas pessoas, ou até mesmo você pode ter recorrido a alguns deles, entre os quais:

  • Curso online;
  • E-book sobre novo produto;
  • Tutorial no Youtube;
  • Webinars de apresentação.

A lista pode se estender por diversos modelos, e o ponto positivo é que as pessoas precisam, realmente, desses infoprodutos, exatamente porque fornecem dicas, respostas e soluções diversas, desde fluxos para otimizar uma fábrica de sacolas personalizadas a um profissional em início de carreira que necessita dicas para se posicionar.

Assim, de maneira geral, os infoprodutos vendem conhecimentos, ferramentas e ideias das quais os consumidores podem se beneficiar, o que reflete na divulgação da sua empresa.

O que são os infoprodutos de uma empresa?

Qualquer que seja o formato em que é possível condensar e transmitir o seu conhecimento, ou ainda independentemente de qual for o assunto, organizá-lo em um modelo de produto para comercialização digital pode ser identificado como infoprodutos, ou produtos da informação. 

O objetivo central é educar o consumidor sobre uma determinada área, o que pode ajudar a divulgar sua empresa junto ao plano de marketing digital.

Além disso, assim que o cliente tem acesso aos infoprodutos para saber mais sobre ozonioterapia capilar preço, ele pode começar a se interessar efetivamente sobre o tema e considerar o uso, pois a informação está disponível online e conquista a confiança desse usuário.

Baixar esses materiais em um computador ou um dispositivo móvel, para ter acesso em um momento mais apropriado, é outra possibilidade.

Outra vantagem significativa é que os infoprodutos podem ser criados apenas uma vez, e você pode vender, ou apenas distribuir, o máximo de cópias possível, realizando atualizações quando necessário.

Razões para disponibilizar infoprodutos

Os consumidores fazem compras online com mais frequência, por diversos motivos, como internet mais rápida e acessível, tecnologia de ponta presente em equipamentos eletrônicos e a própria facilidade do processo. 

Assim, caso sua empresa venda pisos laminados RJ, por exemplo, você pode oferecer infoprodutos em forma de e-book ou vídeo para mostrar como esse acabamento pode fazer a diferença em um imóvel em construção.

Vendo pelo lado positivo, você não precisa alugar uma instalação de armazenamento, encomendar unidades físicas ou se preocupar com logística de remessa e entrega. 

Com o conhecimento certo, estratégia inserida no marketing digital e ideias originais, os infoprodutos podem ser comercializados e vendidos em conjunto com os produtos e serviços que sua empresa disponibiliza para o mercado consumidor.

4 tipos de infoprodutos para iniciar

A criação de infoprodutos depende de habilidades básicas com a tecnologia, programas específicos que podem ser utilizados de forma intuitiva, e distribuídos em plataformas que, em muitos casos, é gratuita.

1. Áudio e podcast

Você pode iniciar produzindo um podcast, ou um audiolivro sobre as vantagens do spray drying, e o notebook pode ser a ferramenta ideal para gravar áudio. No entanto, é preciso um microfone de lapela.

Basta encontrar um lugar silencioso, e o notebook pode garantir uma gravação decente, e com um custo baixo.

Outro dispositivo eletrônico para gravar áudios é o celular smartphone para substituir o microfone.

A tecnologia empregada em determinados dispositivos móveis é bastante avançada, e são equipados com microfones que capturam o som de forma apropriada.

Para auxiliar no processo, a internet oferece softwares, gratuitos e pagos, que ajudam a editar o áudio, incluir trilha e efeitos sonoros, e reduzir ruídos para melhorar a apresentação final.

2. Produção de e-books

Se você deseja produzir e-books sobre cirurgia de catarata preço, o trabalho requer ainda menos recursos. Tudo que você precisa é um editor de texto, que pode ser gratuito ou pago, e funciona de forma online.

Esses aplicativos permitem fazer a formatação de texto, a verificação ortográfica e a inserção de imagens. 

O número de fontes também é abrangente, desde as clássicas até as mais modernas, que permitem produzir um e-book que pode ser o destaque entre os infoprodutos produzidos.

Mesmo que seja um material digital, vale valorizar com ilustrações, e uma capa com arte cativante. Para isso, a internet também disponibiliza diversos bancos de imagens pagos e gratuitos.

3. Vídeos abrangem diversos aspectos de infoprodutos

Quando se trata de marketing digital, os vídeos se mostram como a principal força motriz e, por isso, você pode se preparar para escrever roteiros e dirigir alguns infoprodutos nesse formato.

Assim como gravar um áudio, um celular smartphone com uma câmera de captura boa pode ser o equipamento necessário para iniciar o projeto, junto a um suporte, como um tripé, e ferramentas de edição, também disponíveis em formatos pagos e gratuitos pela internet.

Há aplicativos que podem ser instalados nos próprios smartphones e, a partir de uma gravação, fazer toda a edição com aplicação de efeitos visuais, lettering e legendas.

Um vídeo que faz sucesso entre os infoprodutos deve ter características próprias, sem esquecer de pontos importantes, como:

  • Contar uma história;
  • Ficar bem marcado;
  • Ser bem-humorado;
  • Ter uma narração sucinta.

Como em todos os infoprodutos, é preciso ter criatividade e bom senso, com a distribuição sendo feita em plataformas próprias, como redes sociais e sites dedicados para vídeos, como Facebook, Instagram e Youtube.

4. Terceirização

Se você é um empreendedor ou gerencia uma empresa de ar condicionado e conta com tempo limitado para se dedicar aos infoprodutos, certas tarefas podem ser terceirizadas. 

Existem agências de publicidade que atendem empresas e personalidades, assim como profissionais freelancers que podem executar algumas tarefas, conforme a especialização, com custos que variam em menor ou maior grau.

Dessa forma, você pode conseguir diferentes profissionais que, somados, formam um conjunto amplo de produção de infográficos, com narradores, videomakers, ilustradores e redatores, e se destacar com o profissionalismo.

Dicas para quem quer vender infoprodutos

Os infoprodutos podem ser produzidos para aumentar as vendas da sua empresa, assim como ajudar em uma campanha de marketing digital, e alcançar muitos leads e convertê-los em clientes pagantes. Para os empreendedores que querem vender infoprodutos na internet, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas, sendo divididas em 3 categorias distintas.

1. Ferramentas para otimizar SEO

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, consiste em uma técnica que emprega palavras-chave em diferentes formatos, que permitem aumentar o número de leads que visitam as suas páginas. 

Empregar a técnica de SEO nos infográficos disponíveis no seu site é fundamental para que sua empresa tenha destaque nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, as páginas de resultado do motor de busca, como Bing e Google.

2. Carrinhos de compras

Os produtores de infoprodutos podem utilizar programas de código aberto, pois muitos deles oferecem opções de pagamento integradas com outras plataformas, e que direcionam o pagamento para uma conta digital.

3. E-mail marketing

Tradicional dentro do marketing digital, o e-mail é uma forma eficaz de manter os usuários informados, sobre as atividades e infoprodutos, bem como sobre as promoções que seu escritório de arquitetura para projeto cozinha industrial pequena oferece, por exemplo, nutrindo-os e mantendo o interesse.

Quais são os benefícios dos infoprodutos?

Os infoprodutos oferecem diversos benefícios, principalmente para quem deseja aproveitar o tempo e se concentrar no crescimento empresarial. 

Conforme o modelo apresentado, a princípio, ajuda a evitar armadilhas de esgotamento empresarial, e o aumento de infoprodutos se estabelece de forma orgânica, o que leva a outros benefícios, como a própria divulgação da sua empresa em diferentes canais de comunicação sem que um alto investimento seja necessário.

Por ser um produto tipicamente virtual, o estoque é ilimitado e, de acordo com conteúdo evergreen, ou seja, perene, o processo de atendimento de pedidos se estende ao longo do tempo. 

De forma mais abrangente, ao disponibilizar os infoprodutos, todo o trabalho foi realizado com antecedência, o que demanda uma manutenção mínima, que foca em uma campanha de marketing digital.

No fim, com uma página de infoprodutos totalmente configurada e disponível, os clientes podem comprar quantas vezes quiserem, sem que seja preciso atendê-los individualmente – o que também possibilita ação de captura de dados para novas vendas futuramente.

Conclusão

Dependendo do modelo de negócios escolhido por você, enquanto empreendedor, os infoprodutos se destacam como uma forma econômica e eficaz de divulgar sua empresa e para ganhar renda extra. 

Como empresa de manutenção de ar condicionado, os infoprodutos também ajudam a aumentar a reputação da sua marca, e faz de você um ponto de referência, ou autoridade de domínio, junto ao público-alvo que se interessa pelos produtos e serviços disponíveis ao mercado consumidor. 

Tendo baixa manutenção e altas margens de lucro, quando cobrados, os infoprodutos são um modelo de negócios para quem deseja construir um negócio próprio, ou deseja divulgar a empresa dentro de uma campanha de marketing digital. 

Por fim, com baixo ou nenhum investimento inicial, isso significa que o risco é pequeno, com margens de lucro satisfatórias, principalmente pela ausência de custos logísticos ou de fabricação. 

Assim, os infoprodutos são uma opção que não devem ser descartadas dentro de um plano estratégico de divulgação da sua empresa. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.